APA do Estuário do rio Ceará vai receber plantio compensatório
O plantio compensatório da BR-222/CE, com área total de 7,61 hectares, deverá ser implantado usando espécies vegetais nativas, inserido na poligonal Zona Urbana do município de Caucaia, dentro dos limites da APA do Estuário do rio Ceará, que compreende o rio Maranguapinho e o Parque Estadual Botânico.
A compensação florestal visa atender à condicionante ambiental da Autorização de Supressão de Vegetação – 2.5 da ASV nº 1.243/2017 - IBAMA, decorrente das obras de duplicação, restauração com melhoramentos e obras-de-arte especiais na rodovia federal, que inclui o subtrecho do entroncamento da BR-020 ao da CE-422, no Porto do Pecém, segmento do KM 11,4 ao 35,7, representando 24,3 quilômetros de extensão.
Por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema/CE), após tratativas com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi disponibilizado por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 25/2018, "estabelecer um sistema de cooperação, através da promoção de ações integradas, com intuito de realizar atividades para conservação e recuperação da biodiversidade e da flora nativa" no Parque Botânico.
A atividade será realizada por meio de técnicas de plantio - Mangue (1,5229 hectare), Plantio Direto (1,6926 hectare) e Nucleação (4,5054 hectares), em locais previamente identificados no equipamento público.
O projeto de plantio está em fase final de aprovação do orçamento para permitir a instruir o processo de licitação para a contratação da execução do plantio compensatório.