Assembleia do Cipasac avalia e discute regimento da instituição
No último domingo (7), foi realizada a Assembleia do Conselho Indígena do Povo Anacé de São Gonçalo do Amarante e Caucaia (Cipasac), na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, na reserva Taba dos Anacé, em Caucaia.
O evento faz parte do Programa de Apoio e Fortalecimento das Organizações Indígenas, que está previsto no Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI) da BR-222/CE, para os povos indígenas diretamente impactados pelo empreendimento.
A Assembleia, que foi aberta com um momento de espiritualidade por meio do ritual Toré, contou com uma mesa de discussão, dinâmicas e os participantes realizaram avaliação do regimento elaborado em 2017. Os artigos foram amplamente discutidos pelos moradores da reserva, que apresentaram os pontos que deverão ser atualizados, mantidos ou removidos.
Na oportunidade, a equipe do Programa de Comunicação Social Indígena realizou uma campanha de divulgação sobre as atividades do PBAI, através da distribuição de boletins informativos. A gestora ambiental foi uma das parceiras do evento.
O PBAI visa fortalecer as organizações dos povos Tapeba e Anacé, instrumentalizando seus dirigentes para garantir práticas indígenas, sustentabilidade econômica e gestão territorial e a identidade cultural.