Retomadas atividades de monitoramento arqueológico na BR-222/CE
A Gestão Ambiental, por meio da empresa Hollus – Gestora Ambiental, retomou, neste mês de junho, as atividades de monitoramento arqueológico na BR-222/CE.
Como parte do Plano Básico Ambiental (PBA), a ação vem sendo importante para supervisão de obras e intervenções em áreas com potencial arqueológico, garantido que esses vestígios não sejam destruídos, caso sejam identificados.
O Programa de Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial visa ainda proteger e documentar vestígios arqueológicos eventualmente encontrados que comprovem que aquele local foi utilizado por nossos antepassados. O intuito também é contribuir para educação e valorização do patrimônio cultural, promovendo um entendimento mais profundo da história e identidade coletiva.
Nesta retomada mais recente, foram realizadas atividades de acompanhamento das escavações e limpeza do sedimento. De toda forma, quaisquer outras que envolvam movimentação e/ou revolvimento de solo terão interferências do monitoramento arqueológico, sempre seguindo as orientações da legislação normativa expedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).