Supervisão Ambiental acompanha uma nova uma etapa de hidrossemeadura de áreas degradadas

29/03/2024

Como parte das ações da Gestão Ambiental da rodovia BR-222/CE, especificando no escopo da Supervisão Ambiental, foi acompanhado em dezembro do ano passado, uma nova uma etapa de hidrossemeadura com ordem de serviço de execução de 56.000 m² de área, executada pelo Consórcio TORC-MAIA MELO, responsável pela execução das obras rodoviárias.

A técnica tem como objetivo a revegetação de áreas degradadas, dentre as quais estão mais expostas à ação chuva. Sua aplicação objetiva ameniza os processos erosivos responsáveis pelo carreamento do solo (transporte de areia), desmoronamentos e ainda reduzindo o assoreamento de rios por acúmulo de terra, lixo etc.

Na ocasião, a equipe de Supervisão Ambiental acompanhou a execução da atividade de hidrossemeadura e, desde então, está realizando o monitoramento do crescimento da vegetação nas áreas já semeadas. Entre os destaques, está a utilização da espécime Brachiaria decumbens, também é conhecida por capim-braquiária, que favorece a estruturação do solo e contribui para a cobertura mais rápida do solo e assim a minimização dos processos erosivos principalmente nos taludes construídos em razão das obras.

Mais sobre a Supervisão

A Supervisão Ambiental busca manter o padrão de execução dos serviços que está definido no processo de licenciamento da obra, que visa o desenvolvimento de programas para a redução e/ou amenização dos impactos ambientais.

Dentro destes programas está o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas que está compreendido em três aspectos, similarmente ao contexto apresentado no componente ambiental do empreendimento, a saber:

  • O plantio de mudas nativas de espécies florestais nas Áreas de Preservação Permanente – APP's;
  • A aplicação de hidrossemeadura nas áreas da composição do paisagismo, ou seja, retornos, acessos, interseções e taludes de corte e aterro;
  • A recuperação das jazidas, também intituladas áreas de empréstimo.